quinta-feira, 16 de maio de 2013

Conferência e Roteiro: Os Lugares Mágicos em Portugal



A VITRIOL Associação organizou uma Conferência na BMRR-GRANDELLA e Roteiro/ Visita ao MUSEU GEOLÓLICO, em Lisboa, sobre o tema LUGARES MÁGICOS EM PORTUGAL E A SUA RELAÇÃO COM A GEOMORFOLOGIA, por TERESA MIRA AZEVÊDO (investigadora), a Viagem continua...


Existem em Portugal milhares de monumentos megalíticos - dolmens, menhires e cromeleques – dos quais os mais bem preservados ocorrem na parte oriental do país, quase sempre construídos em granito e situados em colinas graníticas havendo, porém, casos em que são construídos em xisto, arenito e calcário. Esta palestra é uma tentativa de explicar em que medida a sua distribuição é função de vários factores, incluindo geologia, litologia e modelado da paisagem.

Após análise da influência de vários factores geomorfológicos com vista à selecção dos lugares megalíticos, não foi encontrada qualquer razão suficientemente forte para explicar a sua localização. Colocou-se, então, outra questão: quais poderiam ter sido as verdadeiras razões para essa escolha? Recorreu-se então a métodos radiestésicos que, ainda que não aceites, até hoje, pela comunidade científica, podem dar uma explicação mais complete. Este trabalho tenta abrir caminho para uma nova abordagem da ciência e estabelecer ligação entre Ciência e a denominada Paraciência.


Autor: Prof.ª Teresa Mira Azevêdo

Sem comentários:

Enviar um comentário