terça-feira, 1 de maio de 2012

Rito da fertilidade

No dia 1 de Maio o Sol “astrologicamente” encontra-se em Touro, e o Touro marca a morte do Inverno, o nascimento da Primavera, o retorno do Sol do “Deus Sol”. Este festival de raízes celtas Beltane deriva ainda de um antigo festival Druida, festival do Fogo, ambos celebram a união da Deusa ao Deus, da Lua ao Sol. Assim, se celebrava o chamado casamento sagrado, era escolhida uma sacerdotisa e um sacerdote para esse fim e era dada força aos poderes da Luz e da nova Vida que dançavam e se moviam através de toda a criação. Nestes rituais acendiam-se fogueiras, os chamados Fogos Sagrados de Beltane desde a noite anterior para indicar o caminho para o retorno do Sol, as trevas terminavam aí, a Roda da Vida girava para a Luz. Embora chamem as estas festividades cultos lunares elas sempre seguiram o ritmo do Sol. 
Ainda, interessante é que Mitra era um Deus Solar e o Touro era o seu símbolo, a morte sacrificial do Touro que neste caso representaria a Lua, talvez simbolizasse o vencer da Luz sobre as trevas, isso permanece um mistério. 

Em volta destes ritos lunares/solares, pois uns não existem sem o outro haveremos de falar melhor e mais pormenorizadamente, dado ser crente que dentro de cada um de nós se sente as tais "forças", das quais falaremos em breve. 

Autor: O. Florência

Sem comentários:

Enviar um comentário